Blog

Sensor de Velocidade — O Que É e Para Que Serve

17
maio

Quem tem um automóvel sabe que, o sensor de velocidade é algo imprescindível para que o motorista saiba a velocidade do carro, e assim possa dirigir com segurança. No entanto, ainda existem muitas dúvidas de como essa peça funciona, e qual a sua real importância. Veja mais detalhes neste artigo que preparamos!

Para que serve o sensor de velocidade

De forma simplificada, vamos explicar o funcionamento do sensor de velocidade para que você entenda.

O sensor de velocidade (VSS) do automóvel envia um sinal pulsado que é (digital) à unidade de comando, por um gerador de pulsos — geralmente instalado no eixo de saída da transmissão ou no eixo do velocímetro.

Sua função é informar — com precisão — a velocidade do veículo ao computador da injeção eletrônica. Esta informação é fundamental para o controle da injeção do combustível. E nos casos de desaceleração, o corte desce para a redução do consumo e emissões poluentes (cut off).

Saiba mais sobre o sensor de velocidade

Você sabia que, o sensor de velocidade pode ser encontrado nas configurações de: magnético ou de relutância variável, e de efeito hall?

Ele também é responsável pelo acionamento do sistema cut off. Para quem não sabe, o cut off é um sistema eletrônico de gerenciamento de combustível nos motores de combustão interna de veículos — presente nos sistemas de injeção eletrônica, e em sistemas carburados modernos.

O objetivo de usar esse sistema é a economia de combustível, bem como a diminuição de poluentes. Interessante não é mesmo?

Faça a melhor escolha

A Casty Sensores trabalha com produtos de qualidade, disponibilizando um catálogo completo de sensores automotivos, que estão prontos para atender a toda demanda do mercado. Portanto, quando precisar comprar um sensor, entre em contato conosco!

Leia também:


Últimas Notícias

Quer ficar por dentro das nossas novidades? Fique ligado no nosso radar de notícias — informação e tecnologia ao seu alcance!

21
nov
Sensor de Temperatura da Água: cuide do seu automóvel

Sensor de Temperatura da Água: cuide do seu automóvel

O superaquecimento é um dos problemas mais comuns quando falamos em motores automotivos. Além de comprometer componentes do veículo, essa situação é extremamente perigosa para a segurança do motorista. Para impedir esse tipo de dor de cabeça, é fundamental se atentar ao sistema de arrefecimento de seu automóvel. E, dentro desse sistema, um dos itens […]

08
nov
Sensor de rotação com defeito: o que acontece

Sensor de Rotação com Defeito: veja o que acontece

O sensor de rotação é um componente fundamental para o sistema de injeção eletrônica de um automóvel. Exemplo disso é que, em alguns alguns modelos, o carro pode simplesmente parar de funcionar caso a peça apresente defeitos. Essa importância ocorre porque o sensor é responsável por enviar os pulsos negativos para a central da injeção […]

31
out
Como instalar conta giros

Saiba como instalar o conta giros

O conta giros é um dos componentes mais importantes de um veículo, no entanto, poucas pessoas entendem sua real utilidade. Basicamente, a sua função é mostrar a rotação do motor (RPM) em tempo real, indicando se a direção usada no momento é a melhor opção, já que demonstra se a aceleração está certa ou até […]