Blog

O que é tacógrafo para caminhão?

Tacógrafo
28
ago

O tacógrafo para caminhão registra a velocidade e o tempo de percurso do veículo de forma segura e instantânea. Com esse equipamento, é possível monitorar o período de trabalho do motorista e outras informações, como paradas, distância percorrida e velocidade média.

Neste artigo, você vai saber mais sobre o tacógrafo para caminhão e sua importância.

Segurança e legislação

Agora que você já sabe o que é tacógrafo, é importante entender quando o seu uso é obrigatório:

  • Veículos de carga com Peso Bruto Total superior a 4536 kg e fabricados a partir de 01 de janeiro de 1991;
  • Veículos de transporte escolares (independentemente do ano);
  • Veículos de transporte de passageiros com mais de dez lugares (independentemente do ano);
  • Veículos de transporte de produtos perigosos (independentemente do ano).

Dessa forma, não é errado afirmar que esse equipamento serve para conferir mais segurança e credibilidade ao motorista, à transportadora e ao cliente. Por isso, a Casty Sensores comercializa apenas componentes de tacógrafos para caminhão testados e com qualidade elevada, garantindo a precisão do equipamento.

Como funciona o tacógrafo para caminhão?

Se você ainda tem dúvidas sobre como funciona o tacógrafo para caminhão, vamos explicar cada um dos seus componentes.

Os sensores de pressão são responsáveis por medir o fluxo de ar e enviar informações para a central de comando do veículo. As tomadas de força são importantes para garantir a durabilidade das engrenagens do câmbio e conferir mais segurança ao motorista. Os interruptores, por sua vez, medem a pressão do óleo dentro do motor e indicam quando a peça precisa de lubrificação. Por fim, os sensores de velocidade monitoram e registram a velocidade em que o veículo está.

A Casty Sensores ainda possui outros componentes para tacógrafo, como duplicadores, alarmes e reguladores de velocidade.

Fabricação e manutenção

O tacógrafo para caminhões é um equipamento muito importante não só para manter o veículo dentro da legislação de trânsito, mas para aumentar a confiabilidade do serviço de entrega. Portanto, é fundamental adquirir componentes de tacógrafo para fabricação e manutenção de uma empresa confiável, como a Casty Sensores, pertencente ao Grupo Metalcasty. Com mais de três décadas e reconhecimento nacional, a Metalcasty possui certificações nacionais e internacionais, como Inmetro e ISO, para levar sempre o melhor para você.

Leia também:


Últimas Notícias

Quer ficar por dentro das nossas novidades? Fique ligado no nosso radar de notícias — informação e tecnologia ao seu alcance!

02
abr

CONFIABILIDADE E QUALIDADE

CONFIABILIDADE E QUALIDADE Os melhores sensores para manutenção da sua frota O grupo METALCASTY desenvolve e fabrica produtos de alta qualidade e tecnologia, visando atender toda demanda do mercado de transportes. Produzimos sensores eletrônicos compatíveis com os modelos originais, possuindo um excelente custo benefício e garantindo uma ótima solução para a manutenção do seu veículo. […]

21
nov
Sensor de Temperatura da Água: cuide do seu automóvel

Sensor de Temperatura da Água: cuide do seu automóvel

O superaquecimento é um dos problemas mais comuns quando falamos em motores automotivos. Além de comprometer componentes do veículo, essa situação é extremamente perigosa para a segurança do motorista. Para impedir esse tipo de dor de cabeça, é fundamental se atentar ao sistema de arrefecimento de seu automóvel. E, dentro desse sistema, um dos itens […]

08
nov
Sensor de rotação com defeito: o que acontece

Sensor de Rotação com Defeito: veja o que acontece

O sensor de rotação é um componente fundamental para o sistema de injeção eletrônica de um automóvel. Exemplo disso é que, em alguns alguns modelos, o carro pode simplesmente parar de funcionar caso a peça apresente defeitos. Essa importância ocorre porque o sensor é responsável por enviar os pulsos negativos para a central da injeção […]