Blog

Entenda Como Funciona Os Sensores De Pressão

24
maio

Você sabia que o sensor de pressão é uma das peças mais importantes dos automóveis com injeção eletrônica? A função dele é tão essencial que, muitas vezes, a falha desse equipamento pode resultar no comprometimento geral do desempenho do carro. Portanto, neste artigo vamos explicar como funcionam os sensores de pressão, e porque são necessários.

Entendendo os sensores de pressão

Bom, vamos lá. Para que você entenda de forma rápida, o sensor de pressão — mais conhecido como MAP (Manifold Absolute Pressure). É uma espécie de instrumento que mede a pressão de fluidos, e a converte em pulsos elétricos.

Em outras palavras, ele é um medidor de fluxo de ar. Que envia informações a central de comando (centralina ou módulo) que, por sua vez, calcula o avanço do ponto de ignição e delimita a quantidade de combustível injetada no motor.

Onde ele é instalado?

O MAP pode ser inserido diretamente no coletor de admissão, ou utilizar uma mangueira como conexão. Ao virar a chave do carro, o sensor de pressão será acionado. A partir desse momento, ele passa a fazer as leituras constantes de condições internas e externas ao motor. Tais como pressão atmosférica, temperatura, rotação do motor e densidade do ar.

Para que serve o sensor de pressão?

O sensor de pressão tem como objetivo fornecer informações indispensáveis para o funcionamento do motor. A função exercida pelo MAP permite que o sistema de injeção eletrônica garanta a melhor combustão dentro das câmaras de explosão.

Dessa maneira, o trabalho do sensor de pressão é informar para a central de comando qual a proporção correta entre ar e combustível. Indispensáveis para os automóveis não é verdade?

Agora que você já sabe tudo sobre os sensores de pressão, acesse o site da Casty Sensores e adquira o seu!

Leia também:


Últimas Notícias

Quer ficar por dentro das nossas novidades? Fique ligado no nosso radar de notícias — informação e tecnologia ao seu alcance!

21
nov
Sensor de Temperatura da Água: cuide do seu automóvel

Sensor de Temperatura da Água: cuide do seu automóvel

O superaquecimento é um dos problemas mais comuns quando falamos em motores automotivos. Além de comprometer componentes do veículo, essa situação é extremamente perigosa para a segurança do motorista. Para impedir esse tipo de dor de cabeça, é fundamental se atentar ao sistema de arrefecimento de seu automóvel. E, dentro desse sistema, um dos itens […]

08
nov
Sensor de rotação com defeito: o que acontece

Sensor de Rotação com Defeito: veja o que acontece

O sensor de rotação é um componente fundamental para o sistema de injeção eletrônica de um automóvel. Exemplo disso é que, em alguns alguns modelos, o carro pode simplesmente parar de funcionar caso a peça apresente defeitos. Essa importância ocorre porque o sensor é responsável por enviar os pulsos negativos para a central da injeção […]

31
out
Como instalar conta giros

Saiba como instalar o conta giros

O conta giros é um dos componentes mais importantes de um veículo, no entanto, poucas pessoas entendem sua real utilidade. Basicamente, a sua função é mostrar a rotação do motor (RPM) em tempo real, indicando se a direção usada no momento é a melhor opção, já que demonstra se a aceleração está certa ou até […]