Blog

Veja como funciona e como testar o sensor de rotação

Sensor de rotação
24
set

O carro é uma máquina com muitas especificidades e inúmeras peças que precisam ser conhecidas. Entre esses equipamentos, temos um menos popular, mas extremamente importante para o bom funcionamento do seu automóvel: o sensor de rotação. A sua principal função é medir a velocidade de rotação do motor (RPM) por meio de pulsos digitais captados em cima da roda dentada do virabrequim, repassando essa informação a central. Nesse artigo, vamos explicar com funciona e como você pode testar o sensor de rotação. Confira!

O funcionamento

O funcionamento do sensor de rotação é simples: ele informa para a unidade de comando eletrônico a rotação e a posição instantânea do virabrequim. Tecnicamente falando, essa parte é fundamental para o funcionamento do carro, uma vez que indica o momento exato da injeção eletrônica iniciar o seu trabalho.

Como testar o sensor de rotação?

Existem algumas formas de testar o sensor de rotação, vamos explicá-las melhor: o primeiro caso é utilizando o multímetro, ferramenta que avalia a tensão da corrente alternada enviada pelo sensor e que, além disso, analisa a resistência elétrica do indutor. Já o teste com osciloscópio, por sua vez, estuda sinais do sensor, como frequência, amplitude, forma da onda e outras informações. Esse teste é mais específico, especialmente por usar uma ferramenta que, na maioria das vezes, não temos em casa.

Se você preferir um teste mais aprofundado para entender melhor sobre o sensor de rotação do seu carro, o indicado é procurar um mecânico especializado que, certamente, possui mais ferramentas e maquinários para um diagnóstico preciso sobre o estado da peça e seu tempo de vida útil.

Confie em especialistas no assunto

Nós da Casty Sensores, disponibilizamos um catálogo completo de sensores automotivos, prontos para atender a demanda do mercado. Portanto, acesse o nosso site e adquira produtos de extrema qualidade!

Leia também:


Últimas Notícias

Quer ficar por dentro das nossas novidades? Fique ligado no nosso radar de notícias — informação e tecnologia ao seu alcance!

21
nov
Sensor de Temperatura da Água: cuide do seu automóvel

Sensor de Temperatura da Água: cuide do seu automóvel

O superaquecimento é um dos problemas mais comuns quando falamos em motores automotivos. Além de comprometer componentes do veículo, essa situação é extremamente perigosa para a segurança do motorista. Para impedir esse tipo de dor de cabeça, é fundamental se atentar ao sistema de arrefecimento de seu automóvel. E, dentro desse sistema, um dos itens […]

08
nov
Sensor de rotação com defeito: o que acontece

Sensor de Rotação com Defeito: veja o que acontece

O sensor de rotação é um componente fundamental para o sistema de injeção eletrônica de um automóvel. Exemplo disso é que, em alguns alguns modelos, o carro pode simplesmente parar de funcionar caso a peça apresente defeitos. Essa importância ocorre porque o sensor é responsável por enviar os pulsos negativos para a central da injeção […]

31
out
Como instalar conta giros

Saiba como instalar o conta giros

O conta giros é um dos componentes mais importantes de um veículo, no entanto, poucas pessoas entendem sua real utilidade. Basicamente, a sua função é mostrar a rotação do motor (RPM) em tempo real, indicando se a direção usada no momento é a melhor opção, já que demonstra se a aceleração está certa ou até […]