Blog

Sensor de Velocidade: Conheças os sinais de mau funcionamento

Sensor de Velocidade
10
set

O sensor de velocidade é um dos equipamentos mais importantes para o funcionamento de um automóvel. Com ele, o motorista identifica a velocidade do carro, e assim, dirige com segurança. Por conta dessa função, é fundamental reconhecer os primeiros sinais de que o sensor de seu veículo está começando a falhar para evitar problemas mais graves, como acidentes.

Nesse artigo, vamos falar sobre como reconhecer esses sinais, confira!

Como o sensor de velocidade funciona

Antes de falarmos sobre os sinais de problema em seu sensor, devemos explicar como ele funciona: o sensor emite um sinal em forma de onda com frequência proporcional à velocidade do veículo para o Módulo de Controle do Motor. Ou seja, se o automóvel se locomove a uma velocidade baixa, o sensor produz um sinal de baixa frequência.

Além disso, o sensor de velocidade é responsável pelo acionamento do sistema Cut Off, tecnologia presente nos sistemas de injeção eletrônica e em sistemas carburados modernos, permitindo o gerenciamento de combustível nos motores de combustão interna. A sua principal função é cortar o fluxo de combustível nos momentos em que o veículo se movimenta por energia cinética, tanto em declives quanto em desacelerações, estando engrenado e o acelerador em repouso.

Principais sinais de que o sensor de velocidade precisa ser trocado

Existem três principais fatores que você deve se atentar quando falamos sobre a eficiência do sensor de velocidade do seu veículo, são eles:

1. Mudança imprópria

Caso o sensor esteja com problemas, o módulo de controle de powertrain (PCM) não conseguirá controlar corretamente o deslocamento de engrenagens dentro da transmissão. Esse problema também pode fazer com que a transmissão se desloque mais rapidamente que o normal, além de afetar o tempo de mudança – estendendo o intervalo entre os turnos de transmissão.

2. Falha no controle de cruzeiro

Os sensores de velocidade de transmissão também desempenham um papel fundamental no monitoramento do controle de cruzeiro. O que ocorre quando há falhas no sensor? Simples: quando os sensores não enviam dados precisos ao computador de bordo do seu veículo, seja ele carro, caminhão ou SUV, o PCM emite um código de erro para o ECU do veículo. Dessa forma, por precaução, a ECU desliga o controle do cruzeiro, tornando-o inativo.

Caso note que o controle de cruzeiro não engato quando você pressiona o botão, é indicado entrar em contato imediatamente com um mecânico para que ele inspecione o automóvel e determina a razão da falha. Uma das causas são os sensores de velocidade de transmissão defeituosos.

3. Cheque se a luz do motor acende

Quando os sinais do sensor de velocidade forem perdidos, o PCM indicará um diagnóstico do código de falha (DTC) e, como consequência, a luz de verificação do motor no painel acenderá. Portanto, se verificar que a luz Check Engine acende, procure um mecânico de confiança para checar os códigos de erros e diagnosticar o motivo dessa ocorrência.

Se precisar trocar o sensor de velocidade, procure uma empresa especializada!

Nós da Casty Sensores, disponibilizamos um catálogo completo de sensores automotivos, prontos para atender a demanda do mercado. Sendo assim, acesse ao nosso site e adquira produtos de extrema qualidade!

Leia também:


Últimas Notícias

Quer ficar por dentro das nossas novidades? Fique ligado no nosso radar de notícias — informação e tecnologia ao seu alcance!

24
set
Sensor de rotação

Veja como funciona e como testar o sensor de rotação

O carro é uma máquina com muitas especificidades e inúmeras peças que precisam ser conhecidas. Entre esses equipamentos, temos um menos popular, mas extremamente importante para o bom funcionamento do seu automóvel: o sensor de rotação. A sua principal função é medir a velocidade de rotação do motor (RPM) por meio de pulsos digitais captados […]

28
ago
Tacógrafo

O que é tacógrafo para caminhão?

O tacógrafo para caminhão registra a velocidade e o tempo de percurso do veículo de forma segura e instantânea. Com esse equipamento, é possível monitorar o período de trabalho do motorista e outras informações, como paradas, distância percorrida e velocidade média. Neste artigo, você vai saber mais sobre o tacógrafo para caminhão e sua importância. […]

23
jul
entenda como funcionam os sensores automotivos

Sensores Automotivos — Entenda Como Funcionam

Os sensores automotivos são dispositivos responsáveis por identificar determinados sinais e transformá-los em informação, na qual será usada pelo motorista — tornando a condução mais segura. E para cada função exercida dentro do automóvel, existe um tipo de sensor. Veja mais detalhes neste artigo! O que são sensores automotivos? Como dito acima, os sensores são […]