Blog

Sensor de Temperatura da Água: cuide do seu automóvel

Sensor de Temperatura da Água: cuide do seu automóvel
21
nov

O superaquecimento é um dos problemas mais comuns quando falamos em motores automotivos. Além de comprometer componentes do veículo, essa situação é extremamente perigosa para a segurança do motorista. Para impedir esse tipo de dor de cabeça, é fundamental se atentar ao sistema de arrefecimento de seu automóvel. E, dentro desse sistema, um dos itens mais importantes para o seu funcionamento, é o sensor de temperatura da água do motor.

Neste artigo, explicamos como esse sensor funciona e por que ele é essencial para o seu veículo. Confira!

Qual é a função do sensor de temperatura

No sistema de arrefecimento, inúmeros elementos trabalham em conjunto para garantir que o motor funcione em sua condição ideal de temperatura. Entre eles, o sensor de temperatura da água CS-72005 é um dos mais importantes, pois ele é capaz de transformar o calor em sinal eletrônico para o módulo de injeção. Posteriormente, as informações são direcionadas ao módulo da injeção eletrônica que, por sua vez, usa esses dados para melhorar as estratégias de alimentação e funcionamento do motor do automóvel.

Por que é fundamental se atentar ao funcionamento do dispositivo

Se o sensor de temperatura da água não funcionar corretamente, existe uma série de riscos para o seu veículo. O aumento descontrolado do calor pode resultar no superaquecimento e, em casos mais extremos, fundir o motor. Além disso, quando o sistema de arrefecimento é prejudicado, o atrito e o desgaste das peças internas do motor aumentam, reduzindo a vida útil do equipamento.

Como é a manutenção do sensor

Destacamos acima que o sensor de temperatura do motor trabalha em conjunto com os outros componentes do sistema de arrefecimento, correto? Por isso, além de realizar a manutenção deste sensor, é necessário se atentar ao sistema como um todo.

Conheça as principais práticas que devem ser adotadas na hora de fazer a manutenção do sensor de temperatura do motor:

  • Respeite o prazo de troca de sensor: o período varia de acordo com o modelo e uso do veículo. Portanto, confira o manual para descobrir o prazo ideal para a troca.
  • Cheque a válvula termostática: essa válvula faz com que o motor atinja a temperatura ideal de trabalho o quanto antes. Ou seja, se ela apresentar defeitos, duas coisas podem acontecer: superaquecimento do motor ou a diminuição da eficiência do veículo aliado ao desgaste acentuado de suas peças.
  • Substitua o líquido de arrefecimento: esse líquido, composto por água desmineralizada e fluido de refrigeração, é o que conduz o calor gerado pelo motor para o radiador, onde ele é liberado na atmosfera. Essas propriedades, entretanto, se enfraquecem com o passar do tempo. Portanto, a troca de líquidos é indispensável pela preservação do sistema de arrefecimento.
  • Verifique a bomba d’água e as mangueiras: para o líquido circular corretamente, verifique se a bomba d’água e as mangueiras do sistema estão em bom estado. Se elas não estiverem, seu veículo pode ter problemas como vazamentos.

Enfim, essas foram nossas dicas para você cuidar melhor do seu automóvel. No nosso catálogo, temos o sensor de temperatura da água CS-72005 e é uma ótima indicação para o seu veículo. Lembre-se: o importante é investir na empresa certa! Nós somos referência em equipamentos e dispositivos para automóveis. Entre em contato e solicite um orçamento!

Ademais, se gostou do artigo, curta e compartilhe com os seus contatos.

Até próxima!

Leia também:

Últimas Notícias

Quer ficar por dentro das nossas novidades? Fique ligado no nosso radar de notícias — informação e tecnologia ao seu alcance!

08
nov
Sensor de rotação com defeito: o que acontece

Sensor de Rotação com Defeito: veja o que acontece

O sensor de rotação é um componente fundamental para o sistema de injeção eletrônica de um automóvel. Exemplo disso é que, em alguns alguns modelos, o carro pode simplesmente parar de funcionar caso a peça apresente defeitos. Essa importância ocorre porque o sensor é responsável por enviar os pulsos negativos para a central da injeção […]

31
out
Como instalar conta giros

Saiba como instalar o conta giros

O conta giros é um dos componentes mais importantes de um veículo, no entanto, poucas pessoas entendem sua real utilidade. Basicamente, a sua função é mostrar a rotação do motor (RPM) em tempo real, indicando se a direção usada no momento é a melhor opção, já que demonstra se a aceleração está certa ou até […]

15
out
Sensor de Velocidade para Caminhões VW

Sensor de Velocidade para Caminhões VW

O sensor de velocidade é um equipamento essencial para o bom funcionamento de um caminhão. Com ele, é possível saber a velocidade do veículo, para assim, dirigir com a devida segurança. O funcionamento desse item é bem simples: o sensor envia um sinal pulsado para a unidade de comando, por meio de um gerador de […]